Casamentos
Igreja de Santa Teresinha - Laranjeiras - RJ
Bodas Bárbara & Rafael
Celebrar uma década ao lado de uma pessoa é um grande privilégio para qualquer casal. Dez anos se passaram desde que Bárbara e Rafael subiram ao altar e disseram “sim” para uma vida a dois. Ainda que alguns detalhes possam passar despercebidos, a verdade é que todos os dias dessa jornada merecem ser celebrados, em especial a chegada do Chicão.
Bárbara e Rafael fizeram bodas de 10 anos de casados, a famosa bodas de estanho ou zinco.
O significado das Bodas de Estanho ou Zinco está intimamente ligado às características desses metais. O estanho é maleável, atributo dado aos casais que experimentam uma década convivendo lado a lado. Depois de conhecer todas as qualidades e defeitos do parceiro, é inevitável estarem suscetíveis a possíveis desentendimentos cotidianos, mas ao mesmo tempo, também aprenderam a ser flexíveis, aceitando todas as particularidades “menos fáceis” da personalidade do outro.
Já o zinco é conhecido por sua propriedade de servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo. Em uma comparação direta às bodas de 10 anos é fácil entender porque esse metal está presente. Os casais desenvolvem todas as ferramentas para proteger a relação contra os pontos negativos e que interferem na construção de uma vida a dois saudável.
Bárbara foi minha aluna no curso de Newborn onde eu lecionava diagramação de álbuns e marketing para fotógrafos. Era a mais animada e positiva da turma. Sua energia sempre contagiava todo mundo!
Depois do curso, Bárbara abriu um estúdio de fotografia. Eu sempre acompanhava seu trabalho. Falávamos sempre por whatsapp e instagram. Ganhei uma amiga! ♥
Até que um dia veio o convite para fotografar o niver do Chicão, seu filho, que na época ia fazer 02 aninhos.
A festa aconteceu em 2018, e na festa do Francisco eu percebi porque a Bárbara era aquela pessoa tão admirável, sua família era incrível. Você pode até achar loucura da minha parte, mas eu acredito muito em energia. E na festa de aniversário do Chicão eu só senti amor sendo emanado pela família e amigos. Foi lindo! Lembro-me de ter falado para a Bárbara que naquele dia tinha ficado claro para mim o motivo de tanta luz. Lindo de ver e sentir.
E em setembro de 2019 recebi essa mensagem da Bárbara:
“Oi amiga, Tudo bem? Boa noite!
Vamos fazer 10 anos de casados dia 09Out e faremos uma missa ação de Gracas na Capela do Palácio Guanabara dia 12Out às 11:00hrs (sábado). Mesma capela que casamos. 💙 Depois iremos para um restaurante próximo com a família... ainda não decidimos. Mas queria que você
fotografasse esse dia tão especial!”
Aceitei na hora e falei pra ela que eu precisava me concentrar para esse casório porque como já conhecia a história do casal e da família, a probabilidade de me emocionar seria maior. E quando a fotógrafa chora na cerimônia, não tem como enxergar o visor pra fazer a foto, né? (risos). Se você me conhece sabe que me emociono fácil! Uma vez estava de segunda fotógrafa de um casamento onde eu conhecia bem a noiva, era o casamento da Mari, ex-aluna da escola onde eu trabalhava...na hora dos votos eu não consegui conter a emoção e chorei no nível “tsunami de maquiagem”. O celebrante chegou a parar a cerimônia para comentar que a fotógrafa também estava chorando...nem preciso dizer que fiquei com cara de tomate.
Deixa-me voltar ao casamento da Bárbara e do Rafael. Bodas são momentos de renovação dos votos. Acho super romântico! Nessa bodas ainda tivemos um elemento a mais para deixar tudo mais lindo, o Chicão, filho do casal. Francisco (Chicão) agora já estava mais velho, super comunicativo e esperto. Ele estava em uma felicidade com o casamento, a coisa mais linda de ver. Francisco treinou com o vovô o caminho para levar as alianças e não via a hora de começar. Foi lindo demais! Vontade de apertar, de tanta fofura! Durante a cerimônia ele também estava super participativo, imitava todos os movimentos dos pais e do padre. Você vai perceber isso nas fotos. A coisa mais fofa e com certeza uma lembrança para gerações.
Depois da festa, a família comemorou no restaurante Cais do Oriente . Tudo muito lindo e impecável. Não poderia ser diferente porque esse é o estilo da, minha amiga e noiva linda, Bárbara.
Eu só tenho a agradecer pela oportunidade de fotografar uma data tão especial para essa família a quem tenho tanto carinho. Que essas fotografias possam ajudar a reviver esse dia de tanto amor.
Equipe: Otto Apenburg e Claudia Lázaro
Tags