Batizado

Paróquia São Francisco Xavier - Niterói

Batizado Sofia - Niterói

Como diria o poeta e gênio Gonzaguinha: "Eu fico com a pureza da resposta das crianças ..." 

A família da Sofia sempre é fotografada pela minha amiga, também fotógrafa, Anastacia Mesquita. Mas, um dia antes do batizado, a Naná (Anastacia) não se sentiu bem, estava febril. Então, eu fui cobrir o batizado para minha amiga.  Eu estava um pouquinho preocupada com a reação das crianças porque elas já estavam acostumadas com a Naná e poderiam estranhar a minha presença. Mas, a Livia (mãe da Sofia) explicou o que havia acontecido e ficou tudo bem.

Sofia, de 03 anos, chegou à igreja super falante e depois de me conhecer contou que estava feliz porque ia ser batizada. Coisa mais fofa! Porém, nos trinta minutos que antecederam o começo da cerimônia ela foi ficando em dúvida e mudou de ideia algumas vezes. (risos) Super natural porque a igreja estava lotada, um agito que só vendo. Com muitas crianças e famílias falando alto, isso assustava até os adultos. Os pais da Sofia, Livia e Felipe, experientes nessa jornada souberam conduzir tudo com muita maestria. Conversando com a Sofia, explicando passo a passo o que iria acontecer, foram deixando a filhota mais calma e isso super me ajudou no registro desse evento tão lindo, que é o batizado!

Eu amo fotografar nesse estilo quase documental, registrando a vida real, com choros e sorrisos. Para mim, as fotos espontâneas são tão importantes quanto as posadas e dirigidas. Por exemplo, a minha foto preferida de infância é uma que eu estava brava e de bico. Aquela fotografia tem história e isso não tem preço.

A família da Sofia entende o valor da fotografia como história real e isso é muito bacana.

O resultado desse dia você vê aqui nas fotos que seguem, uma criança super feliz, curiosa, desconfiada, pegando o docinho da mesa e livre para ser quem é. Sem forçar a barra, tudo no seu tempo e a base de muita comunicação.

Tags

batizado